quarta-feira, 2 de julho de 2008

Creative Commons - Compartilhando de tudo um pouco

A proposta do Creative Commons é fazer com que imagens, músicas, vídeos, textos e outros materiais tenham licenças disseminadas pelos autores para fins de compartilhamento legal.

O autor pode limitar ou não estas licenças, dizer como o material pode ser editado, distribuído, enfim, sua forma de utilização.

No Brasil, existe um site exclusivo de CC, onde já há bastante material disponível para download, trata-se de um site 100% legal já que estamos falando de licenças gratuitas. Nesse portal já podemos encontrar álbuns de bandas mundialmente famosas em mp3 completos ou parciais para baixar.

Estas licenças podem também ser chamadas de "copyleft", já que existem as "copyrights", que são restritas. No cinema, há pouca coisa aberta disponível, as grandes produtoras de filmes não abrem mão das suas licenças até por uma questão óbvia (financeira), não há interesse. Hoje, no entanto, com a evolução dos equipamentos de informática que propiciam a edição e produção de material multimídia, já se faz muita coisa interessante em casa, é até uma consequência do fenômeno Cauda Longa, livro escrito por Chris Anderson. Essas produções independentes tendem a incrementar ao CC muita coisa de qualidade.

Sabemos, contudo, que essencialmente na Internet essa questão de direitos autorais é complexa. É muito difícil manter algo só seu na rede sem que alguém em algum lugar distante ou não (risos) faça algo, copie, distribua, finja que não tem autor (burle) e etc. O CC vem agregar valores à questão dos direitos autorais na Internet, já que o autor, quando disponibiliza, divulga, abrange, conquista e tem o seu reconhecimento facilitado.

Nenhum comentário: